Na última sexta feira (03), a presidente do INTBIO - Instituto de Tecnologia Inovação e Biotecnologia, Caliana Mesquita, se reuniu com o deputado federal, Felix Mendonça Jr. (PDT-BA), para promover uma ação de popularização de demandas relacionadas à ciência e tecnologia, que estão sendo desenvolvidas pelo instituto na região cacaueira baiana.
Em conversa, o deputado que ocupou, na legislatura passada, a presidência da CCTCI - Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, falou das dificuldades que o setor de pesquisa enfrentou nos últimos quatro anos, diante a escassez de recursos para pagamento de pesquisadores, o que comprometeu o desenvolvimento científico do país. “Tivemos muitas dificuldades por conta da falta de recursos, mas felizmente, por meio desta comissão, conseguimos equalizar este problema”, disse o parlamentar que pretende compor, novamente, a comissão, que este ano será desmembrada. “ A CCTCI será dividida em duas, (ciência e tecnologia e a de comunicação e informática), podendo eu assumir, inclusive a presidência de uma delas, já que essa foi uma solicitação do partido”, disse Felix Mendonça.
O encontro trouxe pautas específicas para região cacaueira, como o andamento de projetos elaborados pelo parlamentar, a exemplo do PL 3665/12, Selo Verde Cacau Cabruca, que visa atestar a sustentabilidade e o interesse socioambiental da cacauicultura nacional,valorizando a produção e produtores que optam por um cultivo equilibrado com a preservação do meio ambiente. “ A cultura cacaueira é uma bandeira que levanto há muito tempo, pois reconheço a importância dela para o meu estado e para o Brasil diante a geração de emprego e o forte apelo para preservação do meio ambiente”, argumentou.
Para a presidente do INTBIO o encontro estabeleceu o início de uma parceria propositiva entre a instituição e o parlamentar, visto que as bandeiras do mesmo estão diretamente relacionadas aos objetivos do instituto. “ Falar de ciência e tecnologia na região sul da Bahia é falar de cacau, chocolate e inovação, e o deputado Felix Mendonça, tem levantado, ao longo de sua trajetória, estas bandeiras, o que o torna um potencial parceiro do INTBIO, para os projetos que iremos desenvolver neste ano de 2023, e é claro, ser também um instituto que irá corroborar com as pautas de popularização da ciência e tecnologia, que o parlamentar liderar dentro do Congresso Nacional”, disse Caliana,
Na ocasião foi apresentado também ao deputado, o projeto da FBioT Brasil, uma Feira de Biotecnologia do Brasil que acontecerá no Litoral Sul da Bahia, em novembro, por meio de uma ação de parceria entre o IF Baiano e INTBIO, que tem o propósito de reunir jovens de todo território brasileiro em uma maratona (Hackathon) da ciência, a fim de que os mesmos desenvolvam soluções sustentáveis, voltadas a biotecnologia. Para o deputado a proposta da feira é positiva e valoriza o potencial inovador dos jovens, e se colocou à disposição para, no que compete às funções legislativas, colaborar para o desenvolvimento das ações de apoio a ciência e tecnologia. “ A Bahia é um polo de conhecimento e manter o diálogo com lideranças e institutos, como o INTBIO, que tem a inovação como instrumento de difusão da ciência e tecnologia é de fundamental importância para o desenvolvimento das nossas ações, enquanto representantes políticos”, concluiu.
INTBIO
Caliana Mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário