Entre os dias 10 e 12 de abril, Salvador recebeu mais de 30 mil pessoas no Bahia Connect 2025, um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do estado. Realizado no Centro de Convenções, o encontro reuniu representantes de diversos setores para pensar o futuro da Bahia — e entre os destaques da programação, esteve o Espaço de Experiência Sensorial da Bahia / Costa do Cacau, idealizado pelo SENAC em parceria com o Instituto de Tecnologia, Inovação e Biotecnologia do Sul da Bahia (INTBIO).
A iniciativa ofereceu ao público uma vivência única, ativando os cinco sentidos para revelar o potencial turístico, ambiental e inovador da Costa do Cacau. Ao longo dos três dias de evento, mais de 10 mil visitantes passaram pelo espaço, que foi dividido em duas experiências principais:
🔹 Turismo de Natureza e Experiência – com areia no chão e um painel de LED exibindo imagens imersivas das praias, cachoeiras e trilhas da Costa do Cacau.
🔹 Turismo do Cacau – uma jornada sensorial com degustação de chocolates, nibs e cacau in natura, cenário real com frutos e painéis visuais sobre a cadeia produtiva, além de protótipos de maquinários utilizados nos processos de fermentação e secagem.
A presidente do INTBIO, Caliana Mesquita, reforça a importância estratégica da ação:
“Essa foi uma oportunidade para destacar o Sul da Bahia como um território relevante para a ciência e a inovação. Ao conectar roteiros paisagísticos com experiências sensoriais, mostramos um valor inovador gigantesco. O INTBIO, que tem como missão a popularização da ciência nos territórios de identidade, viu no Bahia Connect uma chance de atrair os olhares do ecossistema tecnológico e empreendedor para dentro do turismo de experiência”, afirma.
A ação também marcou o fortalecimento da Rede Parceiros da Biotecnologia do Sul da Bahia, um ecossistema de conexões criado pelo INTBIO para fomentar a bioinovação e o desenvolvimento territorial. A rede reúne marcas, produtores, instituições, startups e agentes da inovação comprometidos com a valorização das riquezas naturais e culturais da região, e foi fundamental para viabilizar o espaço sensorial no evento.
“A ação foi pensada para levar experiências sensoriais reais ao visitante, e só foi possível graças à parceria com o INTBIO, que abraçou a ideia desde o início e transformou a proposta em algo ainda maior. Foi uma união de propósitos que fez a diferença”, destacou Ana Karla Pereira , coordenadora do Bahia Connect no espaço de turismo.
A ação foi pensada para levar experiências sensoriais reais ao visitante, e só foi possível graças à parceria com o INTBIO, que abraçou a ideia desde o início e transformou a proposta em algo ainda maior. Foi uma união de propósitos que fez a diferença”, destacou Ana Carla Pereira, coordenadora do Bahia Connect no espaço de turismo.
“O que vimos aqui foi uma experiência transformadora. É esse tipo de iniciativa que conecta a nossa identidade local à inovação. O INTBIO está abrindo portas para que municípios como Jitaúna sejam reconhecidos pelo seu valor ambiental, cultural e científico.”
Com essa participação, o INTBIO reafirma seu compromisso de conectar ciência, identidade e futuro, mostrando que a bioinovação pode e deve caminhar junto com os saberes locais, o turismo de base territorial e as vocações regionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário