segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Lançamento do Projeto BioCabruca acontece nesta terça (18) no IF Baiano – Campus Uruçuca





 Será lançado amanhã, 18 de novembro, às 10h, no auditório Gregório Bondar do IF Baiano – Campus Uruçuca, o Projeto BioCabruca, iniciativa que une inovação tecnológica, sustentabilidade e fortalecimento dos sistemas agroflorestais do Sul e Sudeste da Bahia.

Executado pela Krilltech – Eficiência em Fisiologia, o projeto tem como foco o desenvolvimento de protocolos produtivos baseados no uso de biofertilizantes nanotecnológicos e em boas práticas agrícolas aplicadas tanto a culturas agrícolas quanto a espécies florestais com potencial para a geração de produtos florestais não madeireiros.

Um dos eixos centrais da iniciativa será a recuperação de 2,5 hectares de áreas de cabruca no Campus Uruçuca, onde serão aplicados e testados nanobiofertilizantes em condições reais de cultivo. A ação será coordenada pelo professor Durval Libânio, reforçando o protagonismo do campus no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao agroecossistema cacaueiro.

O BioCabruca é desenvolvido em parceria com instituições de ensino e pesquisa de referência, entre elas IF Baiano, UESC, UFSB e UFOB, além de contar com o apoio de organizações como AgriforLife e Grupo Casa Bugre. O projeto é financiado pela Finep – Inovação e Pesquisa, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os beneficiários diretos serão associações e cooperativas da agricultura familiar, que terão acesso a tecnologias de ponta, capacitação e práticas sustentáveis capazes de ampliar a produtividade e promover a conservação ambiental.

O lançamento será aberto ao público, reunindo pesquisadores, estudantes, produtores rurais e representantes de instituições parceiras.


por Caliana Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário